domingo, 23 de outubro de 2016

Por que Genexus?

Bem este é meu primeiro post e gostaria logo de cara esclarecer o que é Genexus.
Incrivelmente, trabalhei os primeiros anos da minha vida ouvindo e trabalhando sobre esta ferramenta sem saber exatamente o que ela era, mas com um pouco de curiosidade e pesquisa pude descobrir.

Na lata...Genexus é um IDE.

Ahh... legal Richard, mas o que vem a ser um IDE?

A Sigla IDE vem do inglês Integrated Development Environment que traduzido para o português significa Ambiente de Desenvolvimento Integrado. (Opa!!! Já está começando a melhorar o entendimento, certo? )

IDE é basicamente um programa de computador que possui características e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de softwares com o objetivo de ser mais ágil e aumentar a produtividade dos desenvolvedores.

IDE geralmente faz as seguintes funções: Editor de código fonte, compilador, depurador (processo que facilita encontrar e corrigir erros o código), modelagem (processos que auxilia a criação de artefatos e objetos), geração de código entre outros.
Outros exemplos de IDE mais conhecidos e que você já deve ter ouvido falar são:

  • Delphi: o velho e bom Delphi que trabalha originalmente com a linguagem Object Pascal/Pascal;
  • Visual Basic: Gera código Basic;
  • Eclipse e NetBeans: Famosos no mundo Java;
  • Visual Studio: Ferramenta da Microsoft para Framework.NET, suportando linguagens como Visual Basic.NET, C#, C++, J# e outras compatíveis com.NET;
  • Zend Studio: Um dos melhores no mundo PHP.


Agora vem a grande pergunta: Por que usar o Genexus?

Se temos tantas opções de IDEs, como o Visual Studio, Eclipse ou NetBeans, que são super famosos no mundo dos desenvolvedores, porque usar o Genexus?

Posso falar vários motivos, mas o que melhor responde a esta pergunta é “Tempo”.

Atualmente trabalho em uma empresa onde o Gerente de Tecnologia (extremamente fanboy da Microsoft) está tentando colocar o Visual Studio e profissionais altamente preparados para desenvolver softwares nesta ferramenta. Porém a desigualdade em produtividade e entrega de software ficou tão evidente que ele está começando a pensar em mudar de ideia em relação ao seu projeto inicial.

A alta produtividade da ferramenta Genexus é bem significante quando comparamos que um único analista pode manter com a ajuda da ferramenta o Banco de Dados, o “Front-End”, o “Back-End” e Design. O que em outras ferramentas pela complexidade, muitas vezes são necessários profissionais específicos (Lógico que varia de empresa para empresa).

Outra coisa que devo evidenciar aqui é o tempo de aprendizagem.

Genexus é simples de aprender e usar o que gera uma curva de aprendizado muito rápida e hoje o tempo é uma das coisas mais valorizadas na vida pessoal e corporativa.
Imagine uma empresa lançando um software ou app complexo 12 meses antes que o concorrente.

Não vou ser fanboy do Genexus (bem só um pouquinho ;)) e dizer que ele vai resolver todos os seus problemas. Bem, nem tudo é 1000 maravilhas.

Genexus é uma ferramenta apropriada para algumas coisas e outras não. Ela é orientada principalmente para aplicações corporativas, para web, plataformas Windows (GUI) e Plataformas móveis. Algumas coisas como interface com hardware, por exemplo, não são indicadas, apesar de ser possível em alguns casos.

Também posso adiantar, que assim como em outras ferramentas, existem bons e maus desenvolvedores, e por ser uma ferramenta de rápido aprendizado, pode ter muito Junior se passando como Senior por aí (eu já vi vários).

Bem, concluindo, neste blog, vou postar muitas coisas para ir ajudando você a aprender do início ao fim (se é que existe fim), esclarecer dúvidas e participar do mundo Genexus de forma simples e fácil. Conto com você, até o próximo post...

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário